Oct.

Agradecimentos

Durante os meses de junho a agosto, participamos da Campanha Solidária de arrecadação de doações de dispositivos eletrônicos para auxiliar os estudantes da Rede Pública na volta às aulas (remotas). A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil.

No dia 18 de agosto, entregamos as doações para a Regional de Ensino do Paranoá e recebemos, nesta semana, uma carta de agradecimento pelo gesto realizado pela nossa comunidade educativa, confiram:

Prezada Escola Amiga,
Estamos aqui para agradecer o gesto de amizade e de solidariedade que o Colégio Madre Carmen Salles (604 Norte) dedicou aos estudantes das escolas públicas do Paranoá e do Itapoã.

É notório que a generosidade e a solidariedade fazem parte das práticas diárias dessa instituição. Essas práticas transcendem às suas já admiráveis ações filantrópicas. São atitudes cidadãs. São bandeiras defendidas e ensinadas aos seus estudantes, em todas as etapas de ensino, como parte relevante dos objetivos pedagógicos atitudinais.

Neste momento em que a família humana enfrenta uma pandemia avassaladora, cujas consequências mais danosas atingem de forma contundente as populações mais vulneráveis, surgem mãos generosas estendidas em direção ao Paranoá e ao Itapoã.

A gravidade da doença levou as autoridades sanitárias a tomarem medidas urgentes e necessárias de prevenção ao contágio, sugerindo o imediato isolamento social, e, por conseguinte, à suspensão das aulas presenciais. Neste cenário, as escolas públicas e particulares desenvolveram estratégias possíveis para à manutenção dos vínculos pedagógicas entre as escolas e seus estudantes.

A estratégia mais adequada ao momento foram as aulas virtuais, que no âmbito das escolas particulares foram conquistados índices próximos a cem por cento de acessibilidade e de adesão às práticas escolares remotas.

No entanto, infelizmente, não podemos comemorar o mesmo índice de acessibilidade e adesão dos nossos estudantes às plataformas da Escola em Casa DF. Não por desinteresse ou por negligência dos estudantes ou de suas famílias, mas muito mais pelas restrições de acesso aos imprescindíveis aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, computadores etc.) e à internet.

Diante desse quadro nossa instituição amiga promoveu uma campanha de arrecadação para doação de equipamentos e aparelhos eletrônicos, em bom estado de uso, para serem distribuídos às famílias mais carentes de nossa comunidade.

Cabe ressaltar, que essas doações estão sendo extremamente úteis para muitas famílias. Não só na solução urgente dos problemas de interlocução com as escolas de seus filhos, mais ainda, esses aparelhos estão mantendo vivos os sonhos de progressão social de nossos jovens.

No mesmo patamar em que se encontram os veneráveis atributos humanos da gentileza e da solidariedade, encontra-se também à gratidão. Tenha a certeza, amiga, que mais do que nunca estamos assegurando que todos esses atributos também perpassam os objetivos e conteúdos curriculares de nossas escolas.

Reverberamos, nesta ocasião, todas as vozes de nossa comunidade que de forma uníssona, abrem o peito e dizem, com humildade e garra: muito obrigado pela ajuda!
Atenciosamente,

Comunidade Escolar do Paranoá e Itapoã.